Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Milagre Eucarístico de Bolsena, Itália, 1264 - A Introdução do CORPUS CHRISTI - Parte I


     Antes de iniciar esta postagem e continuar a série, gostaria de esclarecer que meu objetivo não é converter ninguém e sim evangelizar e mostrar as pessoas que tem interesse em conhecer, um pouco de história e fé, que move nossa Igreja. Visto este intuito, gostaria que os leitores enviassem comentários e indicações de postagem, para que possamos juntos crescer na fé e aprender cada vez mais.
     Não há como falar sobre o Milagre Eucarístico de Bolsena, sem mencionar antes o Corpus Christi, porque foi apartir deste milagre que a Igreja introduziu a festa de Corpus Christi.
     "A presença do verdadeiro Corpo de Cristo e do verdadeiro Sangue de Cristo neste sacramento [Eucaristia] 'não se pode descobrir pelos sentidos, diz Santo Tomás, mas só com fé, baseada na autoridade de Deus'. Por isso, comentando o texto de São Lucas 22,19 ("Isto é o meu Corpo que será entregue por vós"), São Cirilo declara: 'Não perguntes se é ou não verdade; aceita com fé as palavras do Senhor, porque ele, que é a verdade, não mente" (CIC §1381) A Igreja celebra na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, a festa em honra ao “Corpo do Senhor”, conhecida pelo nome de “Corpus Christi” (Corpo de Cristo). 
     Essa grandiosa celebração tem sua origem em meados do século XIII, após o acontecimento do Milagre Eucarístico de “Orvieto – Bolsena” na Itália, em 1263.
     Segundo a História da Igreja, a Beata Juliana de Cornillon (1258), em uma revelação particular teria recebido de Jesus o pedido para que fosse introduzida no Calendário Litúrgico da Igreja, a Festa de “Corpus Domini”.
     Em uma Celebração Eucarística presidida pelo padre Pedro de Praga, na cripta de S. Cristina, na cidade italiana de Bolsena, ocorreu o Milagre Eucarístico: da hóstia consagrada caem gotas de sangue que mancham o corporal (toalhinha branca quadrada de linho e engomada. Chama-se corporal porque sobre ela se coloca o Corpo do Senhor que está na âmbula e no cálice).
     O Papa Urbano IV (1262-1264) que morava na cidade italiana de Orvieto, determina que as relíquias do Milagre Eucarístico fossem transladadas da cidade de Bolsena a Orvieto, o que é feito em procissão.
     Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV emitiu a Bula Transiturus de Mundo, onde instituiu a Festa de Corpus Christi, a ser celebrada no Calendário Litúrgico da Igreja, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes. São Tomás de Aquino foi o encarregado de compor o Ofício Festivo próprio da Celebração.
     Em síntese, é esta a origem da Festa de Corpus Christi, que celebramos em Procissão pelas ruas de nossa cidade, ornada com belos tapetes, em honra ao Santíssimo Corpo de Cristo, que passa a nos abençoar.
     Na próxima postagem falaremos do Milagre acontecido em Bolsena. Aguarde!

Bibliografia consultada:

3 comentários:

  1. Muito interessante saber a história de uma festa tão linda dentro da nossa Igreja! Me tirou esta dúvida, de onde tiraram a idéia de fazer festa de Corpus Christ, a procissão, ou até quando começou!

    ResponderExcluir
  2. São milagres que se crê como verdade pela fé, mas são verdadeiros e existem vários no mundo. Tive a graça de conhecer o Milagre Eucarístico de Lanciano. Está lá sangue vivo!

    ResponderExcluir

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...